Hey, Maverick!
Pronto para começar a semana com uma boa provocação?
Hoje está com cara de uma sequência do Cohort 004 |"O dilema entre branding e Marketing", - já leu? - pois vamos falar sobre como as empresas podem se reinventar e criar conexões cheias de personalidade sem perder a escala. Segue a leitura...
Pré-revolução industrial não havia o potencial de produção, comunicação e os modelos de negócio que hoje alcançamos. Pós-revoluções, cria-se a necessidade repensar como as empresas se relacionam com o consumidor, com personalidade e escala.
O primeiro fator transformador veio pela evolução tecnológica. Não apenas pela invenção de ferramentas, pois isso é consequência, mas sim no entendimento do uso de novos materiais para desenvolver desafios de produção como fontes de energia e insumo.
O consumo em si também foi exponencialmente impactado, ou melhor, influenciado.
A cada ciclo aumentava a possibilidade de produção em massa, os acessos a produtos multiplicavam-se e o mercado abria-se a novas opções e entrantes. No entanto, ele também se padronizou.
E como consumidores, não deixamos de pertencer a grupos sociais, a nos expressar e a desenvolver nossas identidades, criou-se um espaço a ser preenchido entre a essa produção em massa e a captura de demanda.
Uma nova proposta para criar diferenciação entre mercadorias era necessária, provocando os mercados a também não mais venderem produtos apenas como bens de consumo, mas inbui-los também de personalidade.
Mas não apenas isso, seria preciso uma inversão da pirâmide de Maslow redistribuindo o topo da pirâmide, o desejo, em todas as suas faixas, para que o ato de consumir fosse além do escambo.
Era necessário desenvolver o consumo por experiências conduzidas, que fossem educando, influenciando e gerando valor e diferenciando um produto de um simples bem de consumo, pois as empresas entenderam que para escalar, era preciso consumir mais e com frequência.
Seria necessária mais do que escalar a produção, mas integrar a interpretação dos signos entre a oferta e a demanda e a adequação da mensagem, o meio e o público aos objetivos de negócio.
Assim, surge uma tríade essencial para esse crescimento acompanhar as constantes revoluções.
O Branding, como mindset fruto do design e como ferramenta se apresentaria de forma orgânica na mediação destas relações centradas no humano, gerindo a relação entre objeto, tecnologia e consumo.
O Marketing, como visão holística sobre o negócio e produto, gerindo a comunicação e o comportamento entre oferta, canais e audiência.
A própria tecnologia, como expoente da descoberta de novos insumos e processos que se adequam às necessidades da sociedade e possibilitam escalar novas demandas ao surgimento de novos consumidores.
Como uma sinfonia harmoniosa, o design, a comunicação, a tecnologia e as estratégias de negócio se entrelaçam para criar marcas de sucesso.
Exemplos como a Apple, Nike, Airbnb e Tesla mostram como essas três disciplinas se entrelaçam para criar marcas de sucesso.
A Apple, reconhecida por sua abordagem centrada no design, integra a tecnologia de forma elegante e intuitiva em seus produtos. Sua identidade de marca e comunicação refletem a importância do design em seus valores. Por meio de estratégias de marketing envolventes, a Apple estabeleceu uma conexão emocional com seus consumidores, criando uma expectativa e um desejo contínuo em torno de cada lançamento de produto.
Da mesma forma, a Nike combina tecnologia e design em seus produtos esportivos. Eles desenvolveram tecnologias inovadoras que se integram a dispositivos móveis, oferecendo uma experiência personalizada aos consumidores. Por meio de campanhas inspiradoras, a Nike estabelece uma conexão emocional com seu público, transmitindo valores de determinação, superação e autoconfiança, bastando apenas o logo para reconhecer estes valores.
A Tesla é um exemplo de como a tecnologia, o Branding e o marketing se unem para redefinir a indústria automotiva. A empresa cria carros elétricos de alto desempenho, combinando tecnologia e estética inovadora, carregando a bandeira de um futuro sustentável, por meio de ações extravagantes e que sempre chamando a atenção pelo inusitado, criando uma comunidade de entusiastas em torno da marca.
Essas empresas entenderam que seu sucesso está na diferenciação e na construção de experiências únicas por meio desta tríade poderosa.
Unlock: Be bold
Conheça seu público-alvo a fundo e crie uma identidade de marca que represente seu posicionamento diante do seu consumidor. - Branding+marketing
Utilize a tecnologia de forma inovadora para oferecer experiências personalizadas aos seus clientes.- Hoje mais do nunca, as ferramentas de IA poderão criar acesso a portas que você nem sabia que podia abrir, já leu sobre o novo Google Ads?
Invista em estratégias de marketing envolventes, que despertem emoções e criem conexões duradouras. - Nada mais forte do que criar recorrência para seu produto e marca
Esteja atento às tendências e aproveite as oportunidades que a tecnologia oferece para se destacar no mercado. - Mas não seja afoito de querer fazer tudo ao mesmo tempo.
Seja autêntico. Mostre o valor único que sua marca tem a oferecer e construa relacionamentos verdadeiros com seus consumidores.- Somente marcas com essa comunicação se mantém aderentes ao comportamento de consumo hoje
Então, bora colocar a mão na massa! Lembrando sempre que a concorrência não passa de ruído quando sua marca se destaca.